domingo, 28 de abril de 2024 - 09:40
Início Cursos Convênios Obras Plataforma +Brasil Projeto de engenharia, Licitação, lançamento de VRPL, lançamento de Instrumentos Contratuais, Cadastro Empresas e Medições, Ateste dos Serviços Concluídos, Medição Convenente, lançamento de Notas Fiscais, Pagamento pela Plataforma, Recolhimento de tributos na fontee e Relatórios de Execução.25 e 26 de Janeiro – Online ao Vivo)

Obras Plataforma +Brasil
Projeto de engenharia, Licitação, lançamento de VRPL, lançamento de Instrumentos Contratuais, Cadastro Empresas e Medições, Ateste dos Serviços Concluídos, Medição Convenente, lançamento de Notas Fiscais, Pagamento pela Plataforma, Recolhimento de tributos na fontee e Relatórios de Execução.
25 e 26 de Janeiro – Online ao Vivo)

R$2.199,00

Este treinamento foi elaborado em parceria exclusiva com a empresa Organização Paulista em Gestão Pública. Todos os custos que envolvem a participação no evento serão arcados pelo município (ou entidade).
Telefones de contato para este treinamento:
(18) 3305-5271 ou (18) 3609-2389
Whatsapp: (18) 99713-2799.

Categoria:

Descrição

Objetivo:Capacitar profissionais para atuar como técnicos nas novas e principais execuções da Plataforma +Brasil (AIO, VRPL, PLE, Módulo Empresas etc), assegurando maior eficiência e eficácia à gestão das transferências federais especialmente nos projetos com execução de obras de engenharia.

Alertamos que se trata de curso voltado para gestores que acompanham os projetos de obras de engenharia, com foco nas funcionalidades do módulo de obra e das peculiaridades da orçamentação e planejamento de uma obra para acompanhamento por evento. Embasamento teórico sobre Frente de Obra, Evento, Planilha de Levantamento de Eventos e ainda aprenderemos como elaborar e planejar uma obra com uso da Planilha Múltipla da Caixa Econômica Federal e como inserir a aprovar um projeto básico na Plataforma Mais Brasil.

Treinamento 100% PRÁTICO (leve seu notebook). Aula expositiva com utilização da Plataforma +Brasil para estudo de casos concretos e simulações em ambiente de capacitação. Nosso treinamento vai além do preenchimento correto no Sistema, busca formular função biunívoca entre dois conjuntos, de um lado, o dos dispositivos legais que regem a matéria; e de outro, o das funcionalidades do Sistema, possibilitando assim aos participantes do curso conhecer na teoria e na prática todas as fases no referido sistema de forma dinâmica e eficaz.

Consiste na demonstração operacional, organizada e sistematizada em ambiente funcional, preservando a relação treinamento/produção.

Conteúdo

1. Sabatina Gerencial do Conteúdo:
1.1. Visão geral dos Módulos;
1.2. Apresentação do Sistema Plataforma Mais Brasil;
1.3. Modelagem do fluxograma operacional do sistema;
1.4. Apresentação fluxograma do treinamento e do material didático;
1.5. Atualizações referentes a nova Plataforma +Brasil;
1.6. Histórico;

2. Projeto de Engenharia:
2.1. Documentação exigida pela Mandatária;
2.2. Cuidados e informações adquiridas no dia-a-dia;
2.3. Modelos de documentos de engenharia;
2.4. Cláusula suspensiva x Prazos;
2.5. Questões relacionadas a cláusula suspensiva ou condicionante;

3. Planilha Múltipla:
3.1. Download da planilha e referência de Preços;
3.2. Apresentação da Planilha, abas Menu, Dados e Novo;
3.3. Aba BDI;
3.4. Aba Orçamento;
3.5. Definição dos Eventos e Frentes de Obras;
3.6. Abas Eventos e Cálculo;
3.7. Abas Crono, Crono PLE e QCI;
3.8. PLE, Ofício;
3.9. Obras por BM e Aba BM;
3.10. Explanação da Medição de Obras na Plataforma Mais Brasil.

4. Lançamento do Projeto Básico na Plataforma Mais Brasil:
4.1. Acesso a Plataforma, Perfis para Lançamento do Projeto Básico;
4.2. Preenchendo os dados básicos do projeto;
4.3. Anexos;
4.4. Responsável Técnico;
4.5. Documentação Complementar;
4.6. Quadro de Composição de Investimento (QCI);
4.7. – Planilha Orçamentária (PO);
4.8. Cronograma Físico-Financeiro (CFF);
4.9. Quadro Resumo e envio para Análise.

5. Processos de execução – Licitação:
5.1. Distinções entre processos de execução de entes públicos e de entidades privadas sem fins lucrativos;
5.2. Inclusão de processo de execução na modalidade Tomada de Preços (obrigatório para Obras);
5.3. Elementos mínimos que devem constar dos processos de execução;
5.4. Cadastro das empresas participantes do certame;
5.5. Cadastro dos lotes (itens) licitados;
5.6. Anexos da documentação pertinente ao processo;
5.7. Envio do processo de execução para aceite;
5.8. Analise e aceite do processo de execução;
5.9. Relatório de Aceite de Licitação;

6. Repasses Ministério.
6.1. Documento Hábil;
6.2. OPs/OBs;
6.3. Extrato Bancário do convênio.

7. Módulo Empresa Cadastramento:
7.1. Apresentação do Módulo Empresas;
7.2. Cadastro de Empresas;
7.3. Associação de perfis ao usuário operacional da empresa;
7.4. Verificações da Plataforma +Brasil para emissão de AIO automática.

8. Verificação do Resultado do Processo Licitatório (VRPL):
8.1. Documentação exigida no Módulo VRPL;
8.2. Associação de Lotes e Licitações na VRPL;
8.3. Inclusão de anexos exigidos na VRPL;
8.4. Planilhas Orçamentárias Licitada VRPL;
8.4.1. Dados Gerais;
8.4.2. Eventos;
8.4.3. Frente de Obra;
8.4.4. Planilha Orçamentária;
8.4.4.1. Atualizado na Data Base da Licitação;
8.4.4.2. Macrosserviço / Serviço;
8.4.5. CFF;
8.4.6. PLQ;
8.4.7. Itens;
8.4.8. Parecer;
8.4.9. Quadro Resumo;
8.5. Quadro de Composição de Investimento (QCI).

9. Instrumentos Contratuais:
9.1. Dados Gerais;
9.2. Empresa Executora e Processo Licitatório;
9.3. Lotes e Submetas;
9.4. Anexos;
9.5. Documentação exigida no Módulo Instrumento Contratual;
9.6. Checklist;
9.6.1. Itens de Verificação para a Conclusão de Instrumento Contratual;
9.6.2. Itens de Verificação para a Emissão da AIO.

10. Módulo Acompanhamento:
10.1. Responsável Técnico Fiscalização;
10.2. Responsável Técnico Execução;
10.3. Vinculo da Anotação / Registro de Responsabilidade Técnica;
10.4. Documentação Complementar.

11. Módulo Empresa Medição:
11.1. Preencher Medição;
11.2. Preenchimento dos Eventos;
11.3. Preenchimento dos Serviços Concluídos;
11.4. Assinatura do Boletim;
11.5. Envio de medição para análise do fiscal do convenente.

12. Medição Convenente:
12.1. Acompanhamento de Obras;
12.2. Fiscalização de medição;
12.3. Ateste dos Serviços Concluídos;
12.4. Assinatura do fiscal.

13. Anexos Execução da Medição:
13.1. Elaborar a Planilha Geradora modelo CAIXA;
13.2. RRE;
13.3. Ofício;
13.4. Cronograma Físico Financeiro.

14. Preparativos para execução de pagamento a fornecedores:
14.1. Registro dos Operadores do OBTV;
14.2. Registro do Ordenador de Despesa;
14.3. Cadastrar domicílio bancário fornecedor;
14.4 Registro e pagamento de contrapartida;

15. Procedimento para liquidação de Nota Fiscal.
15.1. Documentos de Liquidação;
15.2. Vinculação de metas, etapas, licitação e itens ao documento de liquidação;
15.3. Informar tributos retidos na fonte.

16. Pagamentos na Modalidade OBTV e Retenções:
16.1 Inclusão de pagamentos OBTV;
16.2 Preenchimento doe pagamento – metas e etapas por recursos do concedente e convenente;
16.3 Liberação do pagamento;
16.4 Recolhimento das Retenções e liberação.

17. Relatórios de execução:
17.1. Fluxograma de relatórios de execução;
17.2 Tipos de relatórios de execução;
17.3. Relatórios gerados automaticamente;
17.4. Geração e envio de relatórios de execução;
17.5. Analise e tomada de decisão acerca de relatórios de execução.

Tópico Bônus – Extra (Participação não obrigatória)
18.1. Devido a notória especialidade do consultor, será aberto meio período do segundo dia para troca de experiências, ou até mesmo discussão de dificuldades enfrentadas pelos participantes afim de encontrar alternativas viáveis para seus empreendimentos;
18.2. Em caso de tempo hábil, poderá ser discutidos casos particulares dos municípios participantes, desentrelaçando problemas que o Gestor esteja
enfrentando.

19. Pós-Curso.

Público alvo

Engenheiros e arquitetos. Operadores da Plataforma +Brasil do módulo transferências voluntárias – antigo Siconv que já atuam ou não atuam no Sistema, Engenheiros, Urbanistas ou Técnicos em Edificações, gestores e servidores públicos, auditores e controladores internos e externos, procuradores, advogados, administradores, contadores, prefeitos, vereadores e consultores, servidores públicos das áreas de Contratos, de Projetos, Financeiras e Jurídicas, Membros de comissão de licitação, pregoeiros e equipes de apoio, Funcionários do Sistema “S”, Oscips, OSCs, ONGs, OSs, universidades, fundações, institutos, agências, autarquias e empresas estatais que utilizam recursos públicos, profissionais e especialistas voltados para a prática técnico-financeira dos recursos públicos, secretários, assessores, diretores, coordenadores e assistentes do Poder Executivo Federal, servidores e funcionários das Instituições Federais de Ensino de Pesquisa, Científica e Tecnológica.

NOTA: Para melhor acompanhamento, é aconselhável que o participante leve notebook ou quaisquer equipamentos com a internet. Além disso, caso queira discutir determinados casos no local do treinamento, o consultor poderá atendê-lo individualmente ao final.

Professor

Nilson Neris Santiago Júnior

Pós Graduando em Gestão de Políticas Públicas, Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Paulista; Atualmente é assessor e consultor do SICONV, realizando inclusão de Dados, Envio de Propostas, Acompanhamento, Pagamentos e Prestação de Contas Convênios através do Portal SICONV. Técnico em Mecatrônica e Técnico em Análise e Produção de Açúcar e Álcool. Auditor Interno ISO 9001:2015, experiência profissional à implantação e manutenção do sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001:2015, qual compreende desde o início da implantação da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade até as manutenções periódicas da mesma, incluindo atividades de treinamento e elaboração de documentos do SGQ.

Horários

Carga: 16 horas

1º dia:
08:00 h – Credenciamento
08:30 h – Início da Aula
10:00 h – Intervalo
12:00 h – Almoço
13:30 h – Retorno à aula
15:15 h – Intervalo
18:00 h – Término da aula

2º dia:
08:30 h – Início da Aula
10:00 h – Intervalo
12:00 h – Almoço
13:30 h – Retorno à aula
15:15 h – Intervalo
18:00 h – Término da aula

Local

Novotel São Paulo Jaraguá Conventions, localizado na Rua Martins Fontes, 71 – Bela Vista.

Pós Curso

Na Organização Paulista em Gestão Pública o processo de aprendizado não termina com o final das aulas. Os participantes têm assistência direta com a empresa, contando com uma equipe especializada e o consultor responsável pelo treinamento ministrado, via e-mail e telefone, período válido em até um ano após o encerramento das aulas.

Assim todos os participantes poderão solucionar dúvidas e discutir questões que surgirem na prática e que estejam relacionadas aos temas abordados em sala de aula, garantindo assim o aprendizado, e oferecendo todo o respaldo necessário para o servidor público.
Obs.:O Pós-Curso somente será válido após o pagamento da inscrição.

Investimento

NOTA:  Para melhor acompanhamento do treinamento é aconselhável que o participante leve Notebook ou quaisquer equipamentos com acesso ao sistema via Internet e também seu login e senha de acesso para melhor acompanhamento, caso queira discutir determinados casos no local do treinamento, o (a) Palestrante poderá atendê-lo individualmente ao final do treinamento. 

Contatos para Informações e Inscrições:
Pelos telefones: (18) 3621-6936 – Fax (18) 3609-2389;
E-mail: organizacaopaulista@hotmail.com
Inscrição pelo site:http://www.assessoriapublica.com.br/fichas/fichaavulsa

Dados que são necessários para a sua inscrição:
Dados necessários do Participante:
Nome Completo, CPF, Data de Nascimento e Função que exerce no Órgão.
Dados necessários do Órgão:
Razão Social, CNPJ, Endereço, Telefone, e Email. 

ATENÇÃO:

  • Mesmo que tenha realizado o depósito, confirme sua inscrição, pagamento não é inscrição. Não vá para o treinamento sem antes efetuar sua inscrição.
  • O treinamento será confirmado em até 72h de sua realização, avisado por e-mail e telefone à todos os servidores inscritos.
  • O participante que desistir de participar de algum evento deverá comunicar o cancelamento de sua inscrição por escrito com até 3 (três) dias úteis de antecedência. Caso contrário não será reembolsado da inscrição já paga, bem como, não terá crédito a ser usado em outra atividade.
  • Reservado o direito de realizar ou não o evento caso não haja quórum. Caso suspenso o evento, os valores depositados serão devolvidos mediante a comprovação do repasse (cópia do recibo de depósito).
  • Em casos de cancelamento de inscrição e solicitação de estorno referente ao valor investido em nossos treinamentos, o mesmo será efetuado em até sete dias a partir da data de solicitação.