Novas Emendas Parlamentares à Frente?

Presidente também pretende reservar sua agenda para receber deputados e senadores às terças, quartas e quintas-feiras no Palácio do Planalto

2259

Por Previdência, Bolsonaro acena com R$ 3 bi em emendas a parlamentares

Em mais um esforço para tentar aprovar a reforma da Previdência no Congresso, o presidente Jair Bolsonaro quer apressar a liberação de pelo menos 3 bilhões de reais em emendas parlamentares individuais ainda neste semestre. Assim, ajudaria deputados e senadores, que têm reclamado na necessidade de recursos para tocar obras em suas bases eleitorais. O objetivo é que haja tempo para que os prefeitos aliados toquem as obras e possam inaugurá-las antes das eleições de 2020.

Na busca dos 308 votos mínimos para aprovar o texto na Câmara, Bolsonaro também já avisou que vai reservar grande parte da sua agenda para receber parlamentares às terças, quartas e quintas-feiras, em seu gabinete, no Palácio do Planalto, quando a Câmara e o Senado estão em pleno funcionamento.

Os gestos se somarão à decisão do presidente de ampliar o convite a parlamentares para acompanhá-lo em viagens pelo país afora. Além disso, continuará a abrir espaço para receber os presidentes dos partidos, iniciada na semana passada e intensificada esta semana. Jair Bolsonaro resolveu fazer gestos até mesmo à oposição, à qual já sinalizou que está disposto a conversar.

A negociação de cargos nos estados também está em discussão. Nesta quinta-feira, 11, em outra iniciativa de boa vizinhança, Bolsonaro participará de um almoço no Rio de Janeiro, com chefes dos Poderes e o Conselho de Ministros Evangélicos, a convite do pastor Silas Malafaia.

O pesselista vai dar carona no avião presidencial não só ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Tofolli, como também ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), além de outros parlamentares também convidados ao almoço no Rio. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), está fora do país. Na sexta-feira, Alcolumbre vai com Bolsonaro ao Amapá, seu estado, para a inauguração do aeroporto de Macapá.